terça-feira, 15 de maio de 2012

Entrevistando Vlogueiros: Luba Tv

Dono de um canal no YouTube com mais de 40652 inscritos, Luba mostrou que veio para ficar.. Sempre muito comunicativo com a Turma (como costuma chamar seus telespectadores) e cheio de carisma, conquistou uma grande quantidade de admiradores em todo o país. Seus vídeos falam desde o cotidiano em geral, muitas vezes com participações mais que especiais de 4 personagens que ele mesmo interpreta e até sobre assuntos mais sérios, como foi o caso do menino Oziel. Luba foi um dos ganhadores do YouTube NextUp e contou um pouco em como isso tudo começou e o que pretende fazer daqui para frente.

Nome: Lucas Rossi Feuerschutte
Apelido: Luba
Canal (is) no Youtube: LubaTV / LubaVlog / LubaiPhone
Redes sociais: Blog / Twitter / Facebook / Google+ / Tumblr 
Quantos inscritos/exibições: 41.000 inscritos e 1.850.000 exibições
Data de nascimento: 15/05/1990
Cidade: Tubarão - SC
Time: Não gosto de futebol. :P
Estuda: Publicidade e Propaganda

Como você teve a idéia de criar um canal e porque?
 
Eu estava numa época totalmente ociosa: não tava fazendo faculdade e nem trabalhando, procurando um "ramo" pra minha vida. Então, cheio de tédio,, descobri uma carreira divertida demais chamada "YouTube" quando assisti o vídeo de uma grande personalidade da internet, iJustine, dançando no meio de um monte de gente na rua e pedindo para fazermos o mesmo. Então fui e fiz! A resposta do público foi muito positiva e foi o meu maior incentivo para continuar com o "trabalho" (que até então não era). Convidei, então, meus amigos para fazerem parte dos vídeos, para criarmos séries, sketches etc, mas ninguém se interessou. Até que me deparei, no YouTube, com o sr. Shane Dawson (que se multiplica em diversas personagens nos seus vídeos) e me veio a luz que eu necessitava: "eu não preciso de mais gente pra fazer sketches, posso fazer eu mesmo!" E deu no que deu. :)

Você imaginava que o seu canal seria tão reconhecido assim? Já parou para pensar que são mais de 40 mil pessoas que gostam do seu trabalho?
 
Não. E ainda não entendo como isso funciona, porque quando paro para pensar… 40 mil é muita gente! O crescimento é exponencial, mas se dá muito pela fidelidade da minha audiência (a qual eu me refiro, carinhosamente, por "turma") - por isso o meu conteúdo ainda tem que crescer, e muito! Apesar de trabalhar totalmente sozinho (na maioria das vezes), estou dentro de uma comunidade tão grande que fica difícil "se sentir sozinho".

Conte sobre seus personagens, quem são eles? São inspirados em alguém?
 
Ah, com certeza! Haha. A Rogéria foi a primeira personagem que apresentei, num vídeo chamado "MALDITOS VIZINHOS" ainda no meu antigo canal do YouTube ("MrLucasRossiF"). Eu precisava de uma personagem feminina, então ataquei o guarda-roupas da minha mãe e fui atrás de alguma peruca. Até então, procurava características de "patricinhas hipsters". Quando encontrei tudo o que eu queria, tava na hora de mexer um pouco na personalidade, porque eu não queria um estereótipo "paty". Juntei algumas qualidades e defeitos de amigas minhas e de garotas que conheci ao longo do colégio. Inventei algumas características, porque eu queria uma pessoa nova. Não queria, apenas, reproduzir. Queria novidade. E então, nasceu a Rogéria! Uma garota insuportável que não dá pra viver sem. Essa era a idéia. Narcisista, divertida, boba, melancólica, expressiva e engraçada.

Em seguida, veio o "Luba", cujo "nome", hoje, é um problema pra mim. Não pensei muito bem nisso quando criei ele, sendo que Luba é o meu apelido. Isso, às vezes, confunde a cabeça de algumas pessoas, então hoje evito chamá-lo pelo nome nos vídeos. Ele é aquele amigo inocente, grudento e puxa saco que todo mundo já teve (ou ainda vai ter). Foi criado porque eu precisava de um "amigo" pra interagir ou ser o "meio-termo" entre o Lucas (eu) e a Rogéria. Desse jeito, eu poderia explorar melhor as piadas e incluir algumas. Tive a idéia do Luba enquanto assistia alguns episódios de Jake & Amir do College Humor. É um personagem que exploro bem pouco, hoje. Deveria explorar mais e trabalhar melhor.

Em terceiro, tem o "nerd" (que na realidade, não era pra ser "nerd" haha). Sua primeira aparição foi no vídeo "ORKUT TEM SAC?" onde ele era o telefonista do Orkut, escutando o Lucas reclamar das mudanças que acabaram com a rede social. Zuando, claro, como seriam os atendentes gênios que, praticamente, estragaram com o Orkut. Não era pra ser um personagem fixo, mas a turma o recebeu bem e achou legal o jeito como falava e tratava as pessoas, o que me fez levar ele adiante. O interpretei, melhor, no vídeo "TWITTER TEM SAC?" (onde ele faz o mesmo papel) e agora ele continua, como meu amigo, com algumas características "nerds" a mais. :)

Por fim, a Gertrudes. Ahhh, a Tia Gertrudes! Haha. Sinceramente? Ela é, provavelmente, a personagem que eu mais me divirto fazendo hoje. Ela é aquela familiar que TODO mundo tem: velha, que lota a cara de maquiagem, se acha, irritante e que fala mal de todo mundo. Obviamente eu não poderia apresentar ela só com essas coisas. Ela teria que ser tudo isso e engraçada, senão ninguém iria gostar dela. É aí que entra as piadas maliciosas e a verdade jogada na cara dos outros da maneira mais bruta possível. A expressão e o jeito esnobes de ser, com batom no dente, achando que está arrasando no visual, quando na verdade... é ridícula haha. Mas ela é segura! Tá nem aí e fala o que vem na cabeça (por mais absurdo que vá soar) com um sotaque igualmente estranho.

Veio pra ficar e ela ainda vai falar muita bobagem! :)




 
O que mais te motiva fazer seus vídeos hoje?
  
A turma! :) 

Quando se formar na faculdade, pretende continuar com seu canal ou tem algo em mente?

Sim. Eu quero uma formação em Publicidade e Propaganda. Quero montar uma empresa, mas nunca vou deixar o YouTube de lado porque é o que eu realmente gosto de fazer e me divirto. Nem parece que é o meu trabalho.

O que seus pais acharam quando você falou que fazia vídeos para o YouTube? Levaram numa boa ou ficaram receiosos? Eles te incentivam hoje em dia?
 
No começo eles não entendiam o porquê disso tudo. O porquê do empenho todo, do investimento alto de dinheiro e tempo. Era só uma brincadeira, uma mania, que ia passar em pouco tempo. Era difícil provar pra eles o contrário, porque, de início, você não recebe 1 centavo de retorno, mas gasta o que tem. E fica assim por um BOM tempo. Depois de um certo ponto (mais de um ano), com a audiência crescente, o empenho maior ainda, a dedicação etc., eles foram entendendo. Consegui estabilidade financeira e acabei bancando tudo o que é meu hoje (tirando a faculdade, casa, comida e roupa lavada rs). Isso mostrou pra eles que o YouTube pode ser uma carreira de verdade.

Mas eles NUNCA me deixaram de apoiar, de me emprestar dinheiro pra comprar o equipamento que eu precisava... Sempre respeitaram qualquer tipo de decisão minha e o tempo que eu levei pra tomá-las. Desculpa, mas eu tenho os melhores pais do mundo.

Você foi um dos ganhadores do YouTube NextUp, qual foi sua reação ao saber que tinha ganhado o tão querido prêmio de 20 mil reais?
 
A primeira coisa que pensei foi "JESUS CRISTO MEU DEUS EUOIROWQEUPOU" e tudo ficou branco. Haha. Dancei, pulei, tive crise de ansiedade, contei aos meus pais, aos meus amigos, à Turma, agradeci muito… Porque não foi os 20 mil. Foi meu sonho realizado. Fui reconhecido e recompensado pelo que tanto batalhei pra ter. Depois, quando tava mais calmo, só pensava: "Eu consegui. E agora tá na hora de trabalhar mais ainda."

O que você aprendeu no treinamento que teve no Creator's Camp que levará para seus vídeos?

O upgrade de qualidade visual e de conteúdo. :)

O que a turma pode esperar de você daqui para frente?


Vídeos melhores e com muitos outros YouTubers! E uma coisa que ainda quero muito fazer: música. O "Rap da Rogéria" foi uma experiência muito boa, e quero ver ela fazendo mais clipes. :)

Em São Paulo rolou um Encontrão com você e mais duas conhecidas vlogueiras Gabriela Fadel e Sangerine em um shopping para conhecer a famosa Turma, o que achou do encontro? Foi além das suas expectativas? Como foi conhecer as pessoas que veêm seus vídeos e te acompanham sempre?

Foi sensacional. De vez em quando encontramos pessoas na rua que pedem fotos, autógrafos e que acabam batendo papo com a gente. Eu sempre achei que eu que teria que pedir autógrafo e foto com as pessoas que me assistem haha. Tipo "sério que você me assiste? Caramba, me dá um abraço!" Em SP já foi um pouco diferente. Aquela turma tirou tempo do seu dia especialmente para nos ver. Isso é incrível. Eu sinto que já "conheço" todo mundo e me sinto bem acolhido. Superou, sim, qualquer expectativa. Sempre achei toda a minha audiência muito querida e conversativa, conhecê-los pessoalmente só confirmou isso!

Quando recebe alguma crítica não-contrutiva vinda dos haters (pessoas que só comentam para xingar e encher o saco), isso te deixa muito chateado?

Sim. Haha. Bom, existem os trolls e os haters. Trolls só querem te perturbar e nem ofendem. Acaba sendo engraçado, no final. Já os haters… Raça complicada. Diferente dos trolls, só querem ofender você e qualquer pessoa ou coisa que estejam no vídeo. Também não me importo, contanto que seja só comigo. Se a pessoa insultar algum dos meus amigos ou a minha família, é block pra sempre e nunca mais me incomodo. O complciado, de verdade, é quando alguém comenta algo assim: "Então Luba, eu amo o seu canal e os seus vídeos, mas esse aí… Tá foda. O pior que você já fez." Esse é difícil de aguentar. :P

Você já fez algumas participações em vlogs de outras pessoas conhecidas no meio também, acha que foi/é essencial para a sua divulgação?

Sim! Tenho grandes amigos no YouTube. Até agora, trabalhei muito com a Keh e com o Gugu, mas já estive em um vídeo do Chico e da Gabbie. Eles todos e muitos outros já deram a honra da sua presença em meus canais secundários. :)

Definitivamente é bom para a divulgação. Não só minha, mas deles também. Um collab (vídeo com outros YouTubers) faz as duas audiências se juntarem. Todo mundo sai ganhando.

Qual a sua dica para quem está começando nesse mundo agora?
 
Não seja preguiçoso(a)! Dá pra fazer muita coisa legal, interessante e diferente com pouca coisa e pouco material. Trabalhe sua criatividade! E diferencie-se.

Defina-se em 5 palavras:
 
Eu - To - Com - Muita - Fome.


Hoje é aniversário do Luba, 22 anos !! Em nome do blog, em nome da turma, em meu nome, PARABÉNS LUBA !! Muito sucesso, muito dinheiro, muita saúde e muita criatividade para continuar fazendo vídeos !

 

4 comentários:

  1. Simplesmente um dos melhores ever! Cara, sou teu fã, e espero um dia conhecê-lo pessoalmente =] Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Defina-se em 5 palavras: Eu - To - Com - Muita - Fome." hahahaha muito boa a entrevista, parabéns Isabela! O Luba é muito talentoso e desde do começo ele sempre foi muito atencioso com a Turma, e acho que isso possibilitou que ele crescesse tão rápido e fosse tão querido pelo público youtubistico! E ele ainda vai muito mais longe, abraço! =D

    ResponderExcluir
  3. A entrevista está magnifica a cada momento eu sinto que conheço mas esse garoto fantástico. Meus parabéns pelo trabalho desempenhado e assim como o meu colega desconhecido acima eu gostaria de conhece-lo pessoalmente um dia e pedir autógrafos fotos etc...

    Enquanto não é possível estou a assistir seus Videos!

    Abraços,
    Diego Alcantara

    ResponderExcluir

OBRIGADA PELO COMENTÁRIO ! NÃO SE ESQUEÇA DE CURTR O BLOG NO FACEBOOK PARA ACOMPANHAR AS ATUALIZAÇÕES !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...